quarta-feira, 30 de novembro de 2016

10 Dicas para manteres a tua casa ou o teu quarto quente no Inverno.

Olá pessoal! Sinto que o Inverno está prestes a chegar ( apesar de ainda estarmos no Outono) e já está a incomodar as noites dos mais friorentos, tipo eu! Demoro algum tempo
adormecer, não me quero levantar da cama e muito menos ficar doente. São algumas das consequências de passar a noite em ambientes frios. O que pouca gente sabe é que existem alguns truques para deixar o quarto quente no inverno, sem gastar energia eléctrica.
Eu andei a pesquisar e já no ano passado utilizei algumas das dicas que vou referir aqui no post, sem gastarmos muito dinheiro. Pois os aquecedores consomem imensa energia e até podem causar gripe, com o liga/desliga o aquecedor. 
E assim deixaremos de bater os dentes. Ahaha

Vamos lá então: 

1. Tapetes e Carpetes

O tapete é um bom aliado pois grande parte do calor é perdida no chão e são óptimos para quebrar o gelo. Usa e abusa deles! Além de isolarem o quarto e darem sensação de maior aconchego e não só garante um isolamento extra, como mantém os pés mais quentes quando caminhas pela casa.

2. Vedação das janelas


Pode parecer óbvio, mas às vezes podemos esquecer este detalhe. Manter as janelas sempre protegidas evita a perda de calor. Tenta usar cortinas grossas e deixar a luz do sol entrar no quarto durante o dia. Faço sempre isto no Verão e no Inverno, troco as cortinas e é um processo que ajuda bastante. É fácil e barata e mantém a casa quente no inverno, impedindo que o calor escape. Refiro também que esta pequena acção poderá ainda ajudar reduzir a factura da luz em cerca de 10 a 15%.

3. Velas

Eu adoro velas e o que eu faço é no final do dia, acender algumas velas ( de preferência aromáticas) para ajudar a aquecer o quarto e também ajudam a deixar o ambiente mais íntimo e aconchegante. Experimenta!
4. Aquecer a cama
Para deixar a cama mais quente, eu aqueço a minha botija eléctrica durante alguns minutos antes de me deitar, e aquilo dura-me a noite toda. E não aquilo não rebenta e é mesmo eficaz. 
5. Cozinha & bebe líquidos quentinhos
O teu forno ajudará a secar o ar e aquecer a cozinha. A cozinha ficará quente durante o preparo do alimento, sendo que fica dois em um! Seja a fazeres refeições ou sobremesa.. dá sempre um jeitão! Eu bolos não faço porque me sai uma porcaria.. ( também não sou apreciadora de doces ) mas em contra-partida bebo e faço chás.. Adoro!! 
6. Chouriços
Sabes aqueles "chouriços" que se vendem em qualquer lado? Ora bem isso uso para por nas portas ou nas janelas para conservar mais o calor... Sinceramente eu não comprei, eu fiz, pois nunca achei o tamanho apropriado para as minhas janelas/portas. Ou eram muito compridos ou eram muito curtos e assim consegui escolher o conteúdo do dito chouriço. Vou-vos deixar aqui o link com a imagem pois podem não estar a ver do que estou a falar.  
7. Meias e robes polares compridos
Eu não sou muito apologista de meias.. dai referir meias polares pois é tudo mais quentinho e aconchegante. E robes...ai gosto tanto, de estar a beber um cházinho e a comer no meu conforto.. é tão bom! 
8. Paredes vazias NÃO!
Não sei se é impressão minha ou não mas eu noto que o meu quarto ficou com ar mais aconchegante ou mesmo mais quentinho quando coloquei prateleiras, molduras e quadros pelas paredes..fui pesquisar e no entanto ajuda também a reter o calor, pois quando o sol entra as paredes retêm o calor para o resto do dia. Nunca vos aconteceu encostare-se a uma parede e ela estar quentinha...? Deve ser por isso. Mas tentem. 
9. Aquecedor a velas 
Admito que este nunca fiz mas cheira-me que este ano vou experimentar, pois fico curiosa como é que este aquecedor faz aquecer uma divisão. No entanto vou deixar aqui o link com o video. 
10. Mantas  
Claro. A mantinha não pode faltar: além de aconchegar, aquece e conserva a temperatura corporal. Eu cá tenho carradas de mantinhas, pois eu vivo mesmo em frente à Serra de Monsanto e nesta área cria imensa humidade.. nota-se uma diferença enorme quando saio de um sitio para o outro. Por isso... Mantas em toda a parte! 
Caso tenham ideias e dicas diferentes, deixem nos comentários! 
Beijinhos a todos e esperam que tenham gostado! =)

Sem comentários:

Enviar um comentário